Usando a tribuna no grande expediente durante sessão da Câmara Municipal de Parnaíba nesta terça, 22, o Vereador André Neves (Republicanos) discursou alegando que a Secretaria de Estado do Agronegócio está há mais de um mês aguardando autorização da Prefeitura de Parnaíba para liberação de obras, cujo protocolo data de 13 de julho, para pavimentação poliédrica de mais de 25 mil metros e 30 mil metros de asfalto. Falta a assinatura de concessão e de domínio para execução destas obras que são indicações dos próprios vereadores de Parnaíba. Ainda de acordo com André Neves, a secretaria de serviços urbanos do município, informou ao vereador que as ruas pretendidas pela Seagro já constam do cronograma da Prefeitura também para execução, o que poderia resultar em sobreposição e embargos.
André foi aparteado por vários edis, mas o que mais se destacou do David Soares (PP) que, por ser da base do prefeito Mão Santa (UB), levantou o tom exigindo a presença do Secretário de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Emmanuel Brito, para explicar quem não está autorizando que o Governo do Estado trabalhe por Parnaíba. (No vídeo abaixo, David fala a partir de 1:23:43)
Nesta quarta, 23, o vereador André Neves participou ao vivo por telefone do programa Primeiras Notícias, da Rádio Liderança FM, ainda argumentando seu descontentamento. Ouça na íntegra:
Na sequência à fala do vereador, a Deputada Estadual Gracinha Mão Santa (PP), telefonou ao âncora Samuel Aguiar e falou ao vivo para toda a audiência do programa dizendo, principalmente da sua insatisfação com os discursos do vereador David Soares, a quem chamou de oportunista, sensacionalista e que não tem lado definido. Gracinha chega a recomendar que David entregue os cargos de sua indicação na gestão municipal. Ouça a fala da deputada na íntegra:
Após o programa, Gracinha ainda enviou a nota abaixo de esclarecimento e repúdio:
Bom dia!
Vereadores tem que ter responsabilidade ao falar de assuntos. Não deve faltar com a verdade. Acusaram sem a menor lógica um prefeito. Somente um prefeito pode assinar domínio público. Tem que ter respeito a população. Se tem um recurso de 50 milhões aprovados em pavimentação asfáltica, não se pode, simplesmente rasgar os projetos e ruas elencadas. Resulta em um problema sério de sobreposição de obras.
A mesma rua não pode ter dois recursos pra executar. Um problema que pode ser resolvido com cautela e com diálogo com o executivo.
Sou de partido de oposição ao governo estadual e não uso de forma nenhuma de maneira irresponsável a tribuna e muito menos faço oposição por oposição.
Os vereadores, a população ao longo dos mandatos enviaram ao poder executivo requerimentos, ofícios, pedidos de pavimentação. Quando o PL de pedido FINISA foi à câmara, o poder executivo falou com clareza que teria a finalidade de asfaltar ruas, tirar ruas de areias, algumas vicinais e colocar asfaltada. Dar dignidade às pessoas.
Se o governo deu orçamento participativo aos vereadores, é aberto pra qualquer tipo de obra. Não se entende o motivo que o vereador David Soares , por exemplo, se é base, não dar as sugestões de mudanças no orçamento participativo. Projetos custam muito pro município. E anteprojetos , topografias, projetos básicos e estudos solos e drenagens também.
Existem problemas seculares que os vereadores poderiam se juntar em um orçamento participativo, que é aberto pra qualquer tipo de investimento. Deveriam ajudar a pensar e buscar soluções.
O vereador André Neves era de se esperar a postura, pois votou contra o governo. O vereador David soares infelizmente tem que ter uma definição de lado político na cidade. Acho que foi infeliz ao acusar pessoas e perguntar o óbvio; ele sabe o que é sobreposição de obras e sabe que no município só quem pode assinar Domínio público é o prefeito. E sabe também que prefeitura não pode dar certidão de domínio público pra outro ente quando o próprio ente tem interesse público em executar uma obra no mesmo espaço.
Será que Parnaíba não existem problemas graves?
Será que obras como:
*esgotos,
*portinho
*melhorias de UBS’s
*pronto-socorro
*Caps
*Samu
*hospitais
*colégios
*Vila Olímpica
*saneamentos
*aterros
*esgoto
*drenagem como a dos dois Piscinões que precisam de ampliação e solução (a da Av. Dr. João Silva, ponto crítico no Evandro, com projeto e orçamentos e sem recursos, e a do Piscinão Colônia.
Drenagem zona leste cidade
*esgoto
*água
Será que realmente falta obra pro governador e vereadores indicarem ou infelizmente tá faltando bom senso, intransigência e faltando boa vontade de alguns em busca de soluções .
Quanto à postura do vereador André Neves era de se esperar votou contra trazer recursos pra sua cidade, ou seja, o que podemos esperar não é nada bom pra cidade.
Quanto ao vereador David, é de lamentar e estranhar sua fala, pois tem que ter lado. Justificaria se houvesse algo errado e se o prefeito tivesse fechado pra diálogo, mas um prefeito que sempre responde e sempre busca soluções pra tudo.
Agora faço uma pergunta: o governador não fez convênio parque de exposições faz (08) oito meses, teve que cancelar a Expoapa e remarcar pra novembro, não vi um vereador ir até o governo pedir pra sua cidade. Vila olímpica também não vi nenhum lutando. Drenagem também não vi. Ou seja, tá na hora de ter luta maior pela cidade de Parnaíba e pela planície litorânea e esquecer seus interesses pessoais e pensarem mais na população!
É uma questão que tem solução. Agora não tem solução é perder recursos. Recursos não faltam problemas sérios pra serem resolvidos. Inclusive o prefeito sancionou a alteração aumentando o valor das emendas impositivas de vereadores. Acho que alguns vereadores estão precisando de calma, serem solidários a seus municípios. Os municípios estão todos com dificuldades, e em Parnaíba, o prefeito Mão Santa tem feito um grande trabalho, mas precisa da ajuda e compreensão do legislativo, que não pode tbm se comportar por capricho.
Sou oposição e nunca pedi nada em troca pra votar em um projeto do governador, minha posição não é de oportunismos e nem de atrapalhar o que é bom pro Piauí .
Alertas e diálogos pontuados em soluções é o que se espera dos poderes, independente de lados políticos.
Os vereadores de Parnaíba, em sua maioria tem suas convicções políticas e respeitamos. Vão participar diretamente das eleição em 2024 e entendemos que com respeito, bom senso, responsabilidade, compromisso com a cidade e diálogo entre os poderes tudo se resolve sem precisar de sensacionalismo.
Estamos em Teresina hoje resolvendo temas importantes pra nossa cidade e região. Aprovamos o São João da Parnaíba como patrimônio histórico e cultural e isto significa que agora vira oficialmente parte integrante do nosso calendário piauiense e cria grandes perspectivas de que recursos estaduais sejam aplicados na nossa cultura, e principalmente, que por capricho de alguns políticos, no futuro, não acabem o grande festival São João da Parnaíba.
Estamos nos preocupando em projetos que incluam a planície em perspectiva de recursos e desenvolvimento. A luta é de todos e se Parnaíba se unir neste objetivo quem ganha é nossa população.
Por Samuel Aguiar
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!