No sábado (27) também ocorreu a implantação da Patrulha Cidadã no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, localizado entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes. A unidade já está em pleno funcionamento e atende os assentamentos de Cajueiro, Lagoa do Prado, Baixa da Carnaúba, Monte Alegre e Canaã do Norte.
A ação do OPA da Patrulha Cidadã tem o investimento do Governo do Estado de R$ 200 mil e beneficia cerca de 3.500 pessoas que residem nos assentamentos.
São 35 policiais militares que se alternam em operações planejadas voluntárias, realizadas em escalas extra jornada nos horários de folga e que recebem para fazer o patrulhamento da área em duas viaturas, levando segurança às comunidades.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, a comunidade Baixa da Carnaúba participou do Orçamento Participativo (OPA) e escolheu que fosse instalada a Patrulha Cidadã, que contribuirá para a redução dos índices de violência no local e adjacências.
O governador Rafael Fonteles destacou ainda que segurança pública é uma das prioridades do Governo do Estado. “Estamos trazendo a Patrulha Cidadã, o nosso policiamento comunitário, para a área metropolitana da Grande Parnaíba. Em Teresina, nós já entregamos a Patrulha Cidadã em 25 comunidades. O critério é reduzir os níveis de violência”, finalizou.
Segundo o gestor, no primeiro semestre de 2024 todas as 21 obras do OPA 2023 de Parnaíba serão executadas. Na ocasião, Rafael Fonteles também assinou ordem de serviço para três obras de pavimentação asfáltica no município.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, destacou o trabalho do governo na execução das ações do OPA. “O governador Rafael Fonteles acabou de entregar a primeira obra do OPA, o Orçamento Participativo digital do Governo do Piauí. Comunidade feliz, toda a equipe feliz por esse trabalho maravilhoso, de escutar a população indicando as propostas para melhorar suas condições de vida”, ressaltou a gestora.
O presidente da Associação dos Produtores do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, Bebeto, comemorou a entrega da ação. “Este é um momento muito importante, porque nós fizemos todo um processo de mobilização para motivar a participação popular e defender esta proposta de policiamento, com a Patrulha Cidadã. Era uma demanda antiga da comunidade, principalmente dos produtores que constantemente eram ameaçados com assalto nas suas propriedades. Agora podemos comemorar esta sensação de segurança e provar a importância das comunidades estarem organizadas para poderem colocar nos orçamentos populares aquilo que mais precisam, democratizando os recursos públicos e garantindo que as reais necessidades sejam sanadas”, comemorou o morador.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!