O Pacto pelas Crianças do Piauí, com ações nas áreas da assistência social, educação e saúde, completou um ano de atividades com uma celebração realizada nesta quinta-feira (25) em um buffet na zona sul de Teresina. Na ocasião, ao lado da primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto, o governador Rafael Fonteles anunciou a construção de unidades do Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano.
As Unidades “Lar da Criança” acolhem crianças de 0 a 12 anos incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, negligência e abandono, em caráter provisório e para adoção. As crianças abrigadas recebem 06 (seis) refeições diárias, estudam em escolas públicas municipais e estaduais e recebem reforço e acompanhamento pedagógico na instituição. Todas que necessitam fazem acompanhamento fisioterapêutico e de fonoaudiologia, também na instituição. O acompanhamento médico é realizado na rede pública.
O Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, está passando por uma reforma a partir da ação do Pacto pelas Crianças do Piauí. O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões e vai proporcionar às crianças um lar digno e acolhedor. “Agora, vamos descentralizar este serviço para mais três municípios”, destaca o governador.
Rafael Fonteles ressaltou a integração com os municípios em ações como a Carretinha da Saúde e o Programa de Alfabetização na Idade Certa. “A política voltada para a primeira infância, integrando várias secretarias, envolvendo os municípios, garante, de fato, uma atenção especial do poder público, da gestação aos seis anos de idade. Nossa expectativa é que isso avance cada vez mais”, disse.
A primeira-dama Isabel Fonteles destacou que as ações prioritárias do Pacto pelas Crianças do Piauí estão todas implementadas. “Queremos monitorar essas ações e desenvolver um laboratório de políticas públicas. Nós estamos concluindo a reforma do Lar da Criança, que será entregue no final de maio. Temos também a Carretinha da Saúde, levando consultas de audiometria, oftalmologia e odontologia. Ainda temos o PPAIC, capacitando professores e gestores escolares para atender crianças de zero a três anos nas creches”, considera.
Presente na solenidade, o deputado estadual Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa, explica que este é o momento de colher os frutos da semente plantada há um ano. “O Poder Executivo tem um olhar especial para a primeira infância, acompanhando a trajetória de vida da criança. Construímos uma frente parlamentar da primeira infância para ter um destaque especial no financiamento de projetos nas mais diversas dimensões”, avalia.
Sobre o Plano Estadual da Primeira Infância
Durante a solenidade, aconteceu a abertura do Seminário Estadual da Primeira Infância, que apresentou diretrizes focadas no Plano Estadual. Conforme a superintendente de Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaína Mapurunga, isso é importante para consolidar diagnósticos em diferentes áreas. “Vamos lançar, daqui a um mês, o documento definitivo do Plano elaborado ao longo dos seminários que realizamos”, revela.
O Plano Estadual da Primeira Infância é o resultado de seis seminários realizados nos territórios de desenvolvimento e da escuta ativa dos atores que fazem as políticas públicas e aqueles que acompanham a realidade do dia a dia das famílias. O Plano norteará as políticas públicas para os próximos 10 anos.
Ações de destaque do Pacto pelas Crianças do Piauí
Em um ano, a Carretinha da Saúde percorre o Piauí levando consultas, exames e atendimentos odontológicos e oftalmológicos, inclusive, disponibilizando óculos quando necessário, além de audiometria. Já foram mais de 10.200 atendimentos e cerca de 700 óculos entregues. A Carretinha também atualiza a caderneta de vacinação e ampliou a cobertura vacinal de crianças entre 0 e 6 anos para mais de 84%.
O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) segue promovendo formação para gestores escolares e professores. Além disso, um investimento em kits mobília creche, com mobiliário, livros, material de apoio didático e brinquedos para atender 200 creches piauienses, dos quais 41 estão sendo entregues neste semestre.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!