O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) ampliou o credenciamento de profissionais para o Hospital Marques Basto, em Parnaíba. Referência em saúde para uma região com cerca de 28 municípios e cidades vizinhas do Ceará e Maranhão, o hospital atende aproximadamente um milhão de habitantes.
O objetivo é a interiorização das ações de saúde, fortalecendo a rede de atendimento naquela região, evitando, assim, o deslocamento do usuário até a capital. Para otimizar o sistema e dar melhor suporte à rede, o Iaspi buscou ampliar o credenciamento médico para a região.
Atualmente, o usuário do Iaspi Saúde /Plamta conta, para atendimento no Marques Basto, com mais ginecologista, oncologista (2), cirurgião vascular (2), otorrino, clínico geral, nutricionista, mastologista, neurocirurgião, cirurgião geral (2) e ortopedista (2).
“O hospital é um prestador credenciado há muitos anos, responsável por cerca de 70% dos partos realizados em Parnaíba, além de oferecer também as especialidades de pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica, neurologia, cirurgia vascular, ortopedia, traumatologia, cardiologia e exames de imagem”, enumera a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita.
A gestora lembra também que em fevereiro deste ano foi ampliado o atendimento de pacientes oncológicos naquela unidade de saúde, o que vai beneficiar mais de 20 mil usuários do sistema Iaspi Saúde/Plamta em Parnaíba e toda a Planície Litorânea e região dos Cocais.
Com aproximadamente 500 pacientes em tratamento oncológico, o hospital deverá dobrar a quantidade de leitos, de sete para 14 leitos, oportunizando a mais pessoas acesso ao diagnóstico precoce e tratamento nessa especialidade.
Parnaíba, localizada a 336 Km de Teresina, é a segunda cidade mais populosa do estado e o Marques Basto já contava com um corpo técnico de médicos em diversas especialidades, e o Iaspi identificou a necessidade de oferecer mais acesso à saúde para seus usuários, colocando à disposição da população parnaibana e região um maior número de especialistas para atendimento médico ambulatorial.
“A ideia é garantir assistência na própria cidade, sem a necessidade do segurado vir buscar saúde em Teresina, agilizando o atendimento médico, facilitando consultas e tratamentos especializados, evitando, assim, gastos com deslocamento”, diz Daniele Aita, lembrando que o governador Rafael Fonteles, sempre preocupado em garantir saúde de qualidade ao servidor público, apoia e incentiva a gestão nesse trabalho de expansão da rede credenciada.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!