O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (11), o Plano Estratégico de Marketing Turístico do Estado, juntamente com o secretário da pasta, José Neto Monteiro, em cerimônia realizada no Palácio de Karnak. Supervisionado pelas consultoras Marta Poggi e Gleice Guerra, o plano visa promover de forma abrangente as regiões turísticas do Piauí. Na ocasião, Fonteles destacou que serão R$ 20 milhões em investimentos para o turismo nos próximos dois anos.
O documento detalha estratégias para consolidar o acesso aéreo e rodoviário, valorizar o artesanato local e promover atrativos singulares. A análise diagnóstica identificou oportunidades, como a presença de aeroportos e atrativos únicos, além de programas federais.
Fonteles destaca que os investimentos para o turismo são diretos e indiretos. “Só na promoção turística, estamos falando em cerca de R$ 20 milhões nesses próximos dois anos, mas o investimento no setor do turismo vai ultrapassar R$ 300 milhões nos próximos anos, quando eu contabilizar a parte de infraestrutura, a parte de qualificação que já tínhamos colocado no ano passado no plano completo da nossa gestão para o setor do turismo. Inclusive, teremos um emprego, uma operação de crédito da agência francesa de desenvolvimento de US$ 50 milhões de dólares”, aponta.
Para o secretário de Turismo, José Neto Monteiro, o plano estratégico de marketing vai aumentar o número de turistas. “O nosso plano é um trabalho de um ano. Foi construído com o corpo técnico da Setur e os municípios envolvidos. Este produto mostra os caminhos para reposicionar o Piauí no mercado, pois são muitos produtos turísticos que devemos colocar nas prateleiras, o público-alvo”, revela.
Jorge Leite, presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-PI), explica que o plano vai divulgar o Piauí em larga escala. “Quem não é visto não é lembrado e o que não é conhecido não é visitado. Teresina tem essa vantagem de ser um destino surpresa. As pessoas, às vezes, vêm para a capital piauiense e se impressionam com o que veem, porque não têm conhecimento. Eles acham uma coisa diferente, quando chegam aqui eles se apaixonam”, afirma.
Marcelino Lopes, presidente da Câmara Setorial de Turismo do Piauí, explica que o planejamento é mais que necessário. “Quando você faz um plano de marketing, na realidade você põe em prática um plano de venda daquilo que a gente tem de bom”, considera.
Costa do Delta, Origens e Teresina
As macroestratégias do plano incluem o fortalecimento da presença digital, o apoio a agências e operadoras e a promoção de um turismo sustentável, destacando as belezas naturais, a riqueza cultural e a singularidade do artesanato. Ações de marketing direcionadas para diversos públicos.
“Os focos principais do plano são os polos Costa do Delta, Origens e Teresina, com ênfase em turismo de sol e praia, ecoturismo, e turismo cultural. O plano de ação inclui 33 programas e 70 projetos que visam fortalecer a governança, qualificar o trade turístico, e desenvolver produtos turísticos. Estamos confiantes que vamos, a partir de agora, continuar nosso trabalho de forma mais direcionada, posicionando o Piauí na prateleira certa”, frisa o gestor do Turismo, José Neto Monteiro.
Com a implementação do Plano de Marketing Turístico, espera-se não só aumentar o fluxo de turistas, mas também promover o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer a identidade cultural do estado, consolidando o Piauí como um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional.
Fonte: CCom-PI
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