O governador Rafael Fonteles lançou, nessa quarta-feira (19), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi), edital com 200 vagas de bolsas de iniciação científica para fomento à pesquisa em instituições de ensino superior do estado. O edital nº 5 de 2024 respeita a paridade de gêneros e oferece 200 vagas, sendo 100 para pesquisadores homens e 100 para mulheres.
O período de submissão dos projetos começa nesta sexta-feira (21) e segue até o dia 15 de julho, conforme edital disponibilizado na página da Fapepi na internet. As bolsas serão de R$ 700, por um período de 12 meses, a partir de um orçamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi – PBIC, no valor de R$ 1.680.000.
O público-alvo do edital são estudantes de instituições de ensino superior públicas do estado do Piauí. E 60% dos projetos devem ser na linha das áreas prioritárias de desenvolvimento do estado. “O foco é a área da agricultura, energias renováveis, economia verde, meio ambiente e tecnologia da informação, mas também temática livre”, explicou Fonteles.
Pedro Soares Júnior, diretor-científico da fundação, explica que existe uma política de descentralização das bolsas, que serão distribuídas em todos os territórios de desenvolvimento do estado. “Vamos ter a descentralização das bolsas dos grandes centros, com a distribuição de uma quantidade mínima de 10 bolsas para cada um dos 12 territórios do estado do Piauí. As demais bolsas serão distribuídas conforme o ranking das propostas, mas o fato é que cada território terá pelo menos uma dezena de projetos”, pontua o gestor.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!