O e-Título, aplicativo móvel desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já conta com a adesão de 579 mil 981 eleitores e eleitoras do Piauí. O número corresponde a 21,49% do eleitorado piauiense. Segundo a Justiça Eleitoral, o estado tem 2 milhões 698 mil e 764 piauienses aptos a votar na Eleição Municipal de 2024.
Até o momento, o e-Título já foi emitido por mais de 45 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil. Criado em 2017, o aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE e a ferramenta permite obter a via digital do título de eleitor e ter o acesso rápido e fácil de informações.
O e-Título oferece uma série de serviços e informações, como consulta ao local de votação, faz a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, acesso e emissão de guia para o pagamento de multas, entre outros. A conferência biométrica facial é outra funcionalidade atualmente disponível no aplicativo.
Funcionalidades do e-Título:
- Justificativa de ausência no dia das Eleições, pois o aplicativo permite a geolocalização da usuária ou do usuário do aparelho no diado pleito por ser integrado ao Google Maps ou Waze;
- Dispensa de apresentação de documento oficial com foto no momento da votação se o aplicativo baixado tiver foto da eleitora oueleitor;
- Consulta ao local de votação e de débitos com a Justiça Eleitoral;
- Emissão de certidão de quitação, de crimes eleitorais e de declaração de trabalhos eleitorais;
- Geração do Título Eleitoral em formato PDF para impressão;
- Inscrição para atuação como mesária/mesário voluntário;
- Pagamento por PIX ou por meio da emissão de boleto, dentre outros.
- Acesso aos serviços da Justiça Eleitoral de qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer ao seu Cartório Eleitoral, aliviandoconsideravelmente a carga sobre a Justiça Eleitoral e garantindo um atendimento mais ágil e eficaz para toda a sociedade.
- O aplicativo e-Título pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.
- Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais solicitados pelo aplicativo.
Fonte: Cidade Verde
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!