Um levantamento apresentado pela Polícia Militar do Piauí (PMPI), em parceria com o Grupo Equatorial, apontou que a cidade de Parnaíba zerou o índice de furtos de fios e cabos elétricos em 2024.
Conforme a PMPI, o trabalho de combate a esses crimes começou há um ano com ações conjuntas das forças de segurança.
“Identificamos os pontos críticos e também alguns locais que compravam esse material furtado. Com apoio da Polícia Civil, realizamos buscas e apreensões, além de qualificações e identificações de envolvidos. Conseguimos zerar os furtos de cabos elétricos na área do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM) neste ano”, explicou o tenente-coronel Palhano.
Na região do 2º BPM, a redução também foi significativa.
“Reprimindo a receptação e intensificando as rondas nos locais com mais registros, conseguimos reduzir os furtos. A comunidade, que sofria com a falta de energia, nos ajudou denunciando suspeitos.
O último caso foi de um rapaz que tentou furtar fios de internet, mas também não teve sucesso. Já faz mais de um ano que não registramos furtos desse tipo”, afirmou o tenente-coronel Delgado, comandante do 2° BPM.
Polícia Militar (Foto: Divulgação)
LUÍS CORREIA
No município de Luís Correia, o policiamento e o uso de câmeras de segurança foram essenciais para coibir os furtos.
“Assumimos o comando do 24º Batalhão há quase dois anos, e quase não registramos furtos de fios. Com a parceria da Equatorial, que instalou câmeras de monitoramento em toda a rede elétrica do litoral, desde Luís Correia até a divisa com Chaval-CE, estamos conseguindo praticamente eliminar esses crimes na região”, destacou o comandante Major Albuquerque.
REGIÃO NORTE
Em toda a região Norte do Piauí, as ocorrências de furtos de fios e cabos elétricos reduziram 66,67% de 2023 até agosto de 2024.
De acordo com Claudio Moura, Analista de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial Piauí, esses crimes não foram registrados nos últimos dois meses.
“Em 2023 tivemos 41 ocorrências, e agora, até setembro de 2024, apenas 10. Nos meses de julho e agosto, não houve nenhum registro de furto de cabos na região”, pontuou.
Fonte: Band Piauí
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!