Vítimas de violência doméstica ou familiar no Piauí podem solicitar medidas protetivas de urgência pela internet, através da Delegacia Virtual. A Polícia Civil do Piauí divulgou nesta segunda-feira (21) o passo a passo para realizar a solicitação pelo site https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Para acessar o serviço, é necessário ter uma conta Gov.Br.
As medidas protetivas, previstas em lei, são determinadas por um juiz e visam proteger mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. Elas podem impor restrições ao agressor, como manter distância da vítima, afastamento do lar e proibição de contato com a vítima, seus familiares e testemunhas.
A Delegacia Virtual foi desenvolvida para facilitar o acesso ao registro de ocorrências policiais, e além do Piauí, outros 10 estados brasileiros aderiram ao serviço do Governo Federal.
Em seguida, um formulário eletrônico é preenchido com informações sobre a vítima, o agressor, histórico de violência e anexos. Após o envio, a Polícia Civil encaminha o pedido ao Poder Judiciário, que decidirá sobre a concessão das medidas.
No caso de dúvidas, a mulher pode entrar em contato presencialmente com a Polícia Civil do Piauí em qualquer unidade policial ou com o WhatsApp 86 99463-1147 da Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis – DPMGV.
Reforça-se que as denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas ainda pelos canais nacionais 180, da Central de Atendimento à Mulher, e pelo 190, da Polícia Militar. Também podem ser realizadas pelo WhatsApp do protocolo “Ei mermã, Não se cale” de número 0800-000-1673 para denúncias anônimas, além do registro de boletim de ocorrência em qualquer delegacia. Em Teresina, existem ainda delegacias da mulher, a Casa da Mulher Brasileira e a Central de Flagrantes de Gênero com funcionamento 24h do dia.
Fonte: Clube News
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!