Dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí apontam que, em 2024, foram registrados 6.265 boletins de ocorrências sobre golpes virtuais no estado. O número representa crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Entre os casos, metade dos golpes são de estelionato.
Conforme o delegado Alisson Landim, alguns fatores tem contribuído para o aumento dos casos de golpes virtuais. “Pela facilidade em pulverizar as vítimas, com o envio de mensagens para várias pessoas, aumentando até mesmo o produto do crime. Além disso, a popularização da internet, até mesmo nas regiões interioranas do Brasil”, explicou.
Segundo o delegado, os cuidados precisam ser redobrados com dados bancários e evitar clicar em links desconhecidos. “Ficar atento ao golpe da falsa central de banco; as agências não estão ligando mais para os clientes. Então, geralmente os golpistas ligam com umas gravações, até iguais às usadas pela instituição financeira”.
“A partir disso, podem pedir informações financeiras ou que você faça um Pix para aumentar a segurança. É importante que imediatamente encerre o contato e a própria pessoa ligue. Além disso, evite clicar em links desconhecidos porque podem ter acesso ao seu aparelho ou hackear redes sociais e acessar seus dados bancários”, pontuou.
Confira dicas que ajudam a aumentar a segurança:
- Desconfiar de ofertas muito vantajosas;
- Evitar clicar em links suspeitos;
- Verificar a autenticidade de sites e aplicativos antes de fornecer dados pessoais e financeiros;
- Manter softwares de segurança atualizados
Fonte: Clube News
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!