Hemopi bate recorde de doações de sangue para julho, mês de férias; total foi o maior dos últimos 10 anos

Postado por Chris Albuquerque em 10/ago/2023 - Sem Comentários



Nesse mês de julho, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) teve um recorde de doações de sangue. Ao todos, 4.090 pessoas conseguiram efetivar a doação em uma das quatro unidades de coleta, localizadas em Floriano, ParnaíbaPicos, e na capital Teresina.

Segundo o Hemocentro, os meses de férias costumam apresentar baixas, que podem chegar a até 30%, nos estoques de sangue de todo o Brasil. O crescimento no número de doações no Piauí não acontecia há mais de 10 anos.

“Tivemos mais de 4 mil doações efetivas, um recorde para o mês de julho, onde historicamente há uma queda no número de doações em decorrência do período de férias. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado por nossos colaboradores, parceiros e doadores que priorizam salvar vidas”, afirma o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Importância das coletas

Por ser o único hemocentro público do Piauí e responsável por abastecer com hemocomponentes todos os hospitais da rede pública e parte da rede privada, o Hemopi precisa, em média, coletar quatro mil bolsas de sangue mensalmente. Dessa forma, é importante que a população apta realize as doações.

Para ser um doador de sangue no Brasil, é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos), estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50kg. Menores de 18 anos podem doar apresentando autorização dos responsáveis.

Fonte: G1 Piauí



© 2023 - Todos os Direitos Reservados - Rádio Liderança 95,1 FM