Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os maiores causadores de acidentes por choques elétricos nas áreas residências. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica aponta que ano passado foram registrados em todo o país 182 acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. Desse total, 149 tiveram vítimas fatais, correspondendo a 81% dos casos.
Em casas com presença de crianças e pets é essencial reforçar alguns cuidados. “Nessas situações é recomendado que sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos, em especial naquelas tomadas que não estão em uso. Sabemos que as crianças gostam de assistir, jogar e interagir por meio do celular, mas é outro ponto que os pais e responsáveis devem ter atenção. Não se deve utilizar celulares enquanto estão sendo carregados por conta do risco de acidentes”, diz João Porfírio.
Confira outras dicas importantes e orientações gerais de segurança:
> Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água;
> Se tiver crianças em casa não deixe que cheguem perto de cabos de eletrodomésticos;
> Se for ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug da tomada e jamais no fio do aparelho;
> O uso do chamado “T” ou benjamim e extensões em geral deve ser evitado, uma vez que o hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves ou incêndios;
> Em caso de necessidade de trocar lâmpadas, segure sempre a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica);
> Ficar atento a equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora das normas técnicas de segurança;
> Jamais instale antenas ou cerca elétrica próximas à rede elétrica;
> Ao realizar reformas e reparos em casa, é fundamental respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Assim, é possível evitar qualquer contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a orientação é que seja desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral da residência, além disso a população deve solicitar ajuda entrando em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).
Fonte: portalodia.com