A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou as datas de pagamento do pé-de-meia referente às bonificações do incentivo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do incentivo a conclusão, valores adicionais do programa. Dados do Governo Federal apontam que atualmente quase 4 milhões de estudantes da rede pública são beneficiados pelo programa.
O Governo Federal propõe o pagamento do benefício a famílias mais carentes ou em situação de vulnerabilidade social, visando garantir um estímulo financeiro para evitar que os estudantes da rede pública não abandonem a escola.
O incentivo ao Enem é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que participarem dos dois dias do Enem em 2024. Segundo as informações, a previsão é que o benefício comece a ser pago entre os dias 23 de dezembro até 3 de janeiro de 2025. O valor é pago em parcela única de R$ 200,00.
Quanto ao pagamento da bonificação do incentivo à conclusão do Ensino Médio, a previsão é que os valores comecem a ser pagos no dia 24 de fevereiro de 2025, se estendendo até o dia 3 de março do mesmo ano. Nesse caso, o valor a ser pago é de R$ 1.000,00, especialmente aos estudantes que concluírem o ano letivo de 2024 com aprovação.
Quem tem direito?
Para ter direito ao benefício, é preciso cumprir alguns requisitos:
- Ser estudante: Estar matriculado e frequentando o ensino médio na rede pública de ensino.
- Idade: Ter entre 14 e 24 anos.
- Família: Fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser beneficiária do Programa Bolsa Família.
Como consultar o benefício?
Os depósitos do programa são feitos pela Caixa Econômica Federal, em conta digital aberta automaticamente pelo banco. Se o estudante beneficiado for maior de 18 anos, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. Se ele ainda for menor de idade, para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, é preciso que o responsável legal realize o consentimento e autorize as ações.
Fonte: O Dia
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!