A menos de duas semanas do Concurso Nacional Unificado, o Ministério da Gestão e Inovação divulgou novas regras de segurança para o dia da prova.
Os candidatos não vão poder sair com o caderno de provas. Isso para eliminar possibilidade de fraude. A mais comum delas ocorre quando um integrante da quadrilha se inscreve para o concurso, faz a prova, sai cedo levando o caderno de provas e repassa as questões para o resto do grupo. A partir daí, as respostas são repassadas por meio de ponto eletrônico para quem ainda está na sala respondendo as questões.
Além disso, na sala de aplicação do exame haverá coleta de digitais e exame grafológico para a biometria para garantir que a pessoa que fez a inscrição é a mesma que está ali fazendo a prova e o candidato não vai poder fazer nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação. Haverá, ainda, a instalação de detectores de metais e de ponto eletrônico. São novas camadas de segurança, segundo o Ministério. E não custa lembrar que os celulares deverão estar desligados e, tanto eles quanto outros equipamentos eletrônicos, deverão ser guardados em envelopes lacrados.
As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades. São mais de 2,1 milhões de candidatos. A Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal, a Rodoviária Federal, a Abin e as secretarias de segurança pública estaduais vão atuar para garantir o transporte das provas e a tranquilidade do exame. A Força Nacional de Segurança vai atuar, ainda, em nove municípios de cinco estados. Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima.
As provas serão na parte da manhã e também à tarde. Portões abertos às 7h30, horário de Brasília. Isso para as provas de conhecimentos básico. À tarde, com os portões abrindo a 1 hora, será a vez das questões específicas.
Fonte: Agência Brasil
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!