A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi oficialmente desmembrada da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a reforma administrativa e extinção de tutela, tendo a UFDPar se tornado unidade pagadora própria. O processo de desmembramento foi finalizado no último dia 12 de julho e anunciado nesta segunda-feira (24), pela instituição do litoral do Piauí.
Segundo a UFDPar, agora a instituição passa a realizar a gestão do próprio banco de professor equivalente (BPEq) e do quadro de referência dos servidores técnicos administrativos da universidade, permitindo o recebimento dos cargos e códigos de vaga publicados pela Portaria nº 1.375, de 14 de julho de 2023, redistribuídos do Ministério da Educação (MEC).
“Os trabalhos para o processo de extinção de tutela e de realização da reforma administrativa junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos foram iniciados em 03 de julho, envolvendo a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFDPar e a Superintendência de Recursos Humanos da UFPI, com monitoramento diário, apoio e supervisão da equipe técnica do MGI, até a sua finalização”, informou a instituição.
Mudanças e novo concurso
O Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo, frisou que a reforma administrativa passou a ser uma das metas da sua gestão, tornando a UFDPar autônoma para gerir o seu quadro de servidores. “Esse foi um trabalho construído por muitas mãos para fazermos história, pois a partir de agora todo o nosso quadro de pessoal passa a ser oficialmente da UFDPar, inclusive os cargos e códigos de vaga redistribuídos do MEC, publicados no Diário Oficial da União no dia 14 de julho, para em seguida realizarmos o primeiro concurso público da nossa universidade”, comentou João Paulo.
Para o Reitor da UFDPar, as próximas ações da atual gestão, para consolidar a autonomia administrativa perante a UFPI, são tornar a UFDPAR ordenadora de despesas e realizar o inventário para a transferência dos bens e patrimônio. João Paulo também destacou que está em curso o processo de aquisição do sistema acadêmico próprio, o que estabelecerá a total autonomia administrativa e acadêmica da instituição tutora.
Já o Reitor em exercício e vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, ressalta que mesmo com a separação concluída, as parcerias entre as duas instituições irão continuar. “Desde a criação da UFDPar, a UFPI tem contribuído de forma efetiva no treinamento e capacitação da equipe da UFDPar, que mesmo agora sendo efetivada a separação através da reforma, a parceria e o compromisso interinstitucional das duas universidades vai permanecer de forma solidária e responsável frente aos princípios da gestão pública. Mantemos o compromisso da Universidade Federal do Piauí nessa colaboração mesmo depois da reforma em qualquer apoio que a nova universidade precisar”, pontuou o gestor.
Fonte: Meio Norte
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!