Entre 26 de fevereiro a 1º de março, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através da DCBio (Diretoria de Conservação da Biodiversidade), realizou a posse dos membros dos Conselhos Gestores de cinco Unidades de Conservação do Piauí. Na ocasião, também foi elaborada a minuta do Regimento Interno de cada Conselho.
A ação é resultado do trabalho realizado desde 2023 pela Semarh através da DCBio nos municípios, com oficinas e encontros para a criação dos Conselhos Gestores. Aumentar a Proteção das Unidades de Conservação Estaduais já existentes compreende um dos compromissos de gestão do Governo do Piauí, coordenados pela pasta.
Jurema Chaves, diretora de Conservação e Biodiversidade da Semarh, enfatiza a importância das ações que a secretaria vem desenvolvendo nas Unidades de Preservação. “Todo este trabalho desenvolvido tem suma importância para que estejam efetivamente funcionando como precisam e sendo geridas pelos conselheiros do Conselho Gestor, juntamente com a Semarh, que é o órgão estadual responsável”, enfatiza Jurema Chaves.
A Semarh realizou a institucionalização de conselhos gestores, além de elaborar planos de manejo que são de grande relevância para a gestão. Os trabalhos com as oficinas de mobilização de formação de conselho gestor serão continuados. Ao todo serão contempladas sete unidades.
Foram empossados os conselheiros das seguintes UCs: Monumento Natural das Itans, em Cajueiro da Praia; Área de Relevante Interesse Ecológico Lagoa do Portinho (ARIE), em Parnaíba e Luís Correia; Área de Proteção Ambiental da Cachoeira do Urubu, em Esperantina e Batalha; Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Longá, em Alto Longá; e Parque Estadual do Zoobotânico, em Teresina.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!