O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), divulgou os detalhes do projeto da etapa 2 dos tabuleiros litorâneos na região norte do Piauí. O investimento em infraestrutura de irrigação é da ordem de R$ 853 milhões. A proposta consiste na concessão do direito real de uso de uma área de 9,847 mil hectares, sendo 6,017 mil hectares irrigáveis, por um período de 35 anos.
O texto propõe ainda a conclusão da infraestrutura de irrigação, a ocupação das áreas para produção agrícola e a manutenção e operação do sistema por conta do futuro concessionário.
Ontem o MIDR e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) anunciaram a realização de um roadshow (série de apresentações) para mostrar a potenciais investidores a proposta de concessão da Etapa 2 do Projeto Público de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, no Piauí. As reuniões individuais com os interessados estão programadas para ocorrer entre os dias 07 e 14 de fevereiro de 2025.
O lançamento do edital de licitação está previsto para o segundo semestre de 2025, após a aprovação da proposta de concessão pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Posteriormente, será aberto prazo para entrega de propostas pelos interessados.
O projeto público de irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí localiza-se nos municípios de Bom Princípio do Piauí, Buritis dos Lopes e Parnaíba, na margem direita do rio Parnaíba, a cerca de 313 km de Teresina.
O Governo Federal já realizou investimentos que viabilizaram a implantação de parte significativa da infraestrutura do projeto, incluindo a estrutura de captação e bombeamento e o canal principal, além do sistema de suprimento de energia elétrica.
A Etapa 1 possui 2.443 hectares, sendo que 2.000 hectares já estão em fase de funcionamento. Os agricultores irrigantes produzem alimentos como acerola, coco, banana e caju, e estão organizados no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI).
Os estudos de viabilidade e o modelo de concessão do projeto estão disponíveis no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, clique aqui para acessar.
O objetivo do roadshow é apresentar o projeto a potenciais investidores e empresas interessadas na concessão. Serão realizadas reuniões individuais, com duração de 60 minutos, para apresentar informações e esclarecer dúvidas sobre o projeto. As reuniões podem ocorrer por videoconferência ou presencialmente, no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em Brasília.
Fonte: Cidade Verde
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!