Esse é uma dos resultados do projeto “Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo!” que conquistou o 1° lugar na categoria sustentabilidade do Prêmio CNMP 2024
O estado do Piauí já tem 32 lixões com atividades encerradas em seu território, com os municípios já destinando os resíduos coletados a aterros sanitários licenciados. Em 2025, a meta é mais do que dobrar o número de lixões fechados. A ação é resultado do projeto “Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo!”, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Ministério Público do Piauí (MP-PI).
O projeto funciona por meio de um de acordo de cooperação técnica entre os órgãos e conta com um trabalho de conscientização dos gestores dos municípios para que cumpram a lei federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como também de toda sociedade civil, destacando a necessidade de encerramento dos lixões, a recuperação das áreas degradadas e a estruturação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Pela relevância e eficiente execução das atividades do projeto no estado, o “Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo!” conquistou o 1° lugar na categoria sustentabilidade do Prêmio CNMP 2024, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o que resultou também em uma homenagem do MP-PI à Semarh pela parceria na implementação e execução do projeto.
Na Planície Litorânea somente as cidades de Buriti dos Lopes, Caxingó, Ilha Grande e Caraúbas extinguiram lixões a céu abeto.
Confira todos os municípios piauienses que extinguiram lixões a céu aberto:
Água Branca
Agricolândia
Amarante
Floriano
Francisco Aires
Hugo Napoleão
Jardim do Mulato
Lagoinha do Piauí
Miguel Leão
Olho D’Água do Piauí
Palmeirais
Regeneração
São Miguel da Baixa Grande
São Pedro
Santa Cruz dos Milagres
Santo Antônio dos Milagres
São Félix do Piauí
Altos
Buriti dos Lopes
Campo Maior
Caxingó
Demerval Lobão
Ilha Grande
Nazária
Pau D’Arco
Beneditinos
Novo Santo Antônio
Caraúbas
Joaquim Pires
Fonte: CCom-PI
Imagem de destaque: Joseph Silva/ConectaPiauí
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!