Novo fardamento de alta visibilidade é entregue a todos os grupamentos do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí. Os investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), têm renovado e modernizado, cada vez mais, as guarnições dos sete grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar espalhados pelo Piauí. Nos últimos dois anos, a modernização e a renovação estrutural pelas quais passaram os Bombeiros Militares do Estado, desde a entrega de viaturas até o aumento do efetivo por meio de concurso público, têm demonstrado a importância dada pelo governador Rafael Fonteles aos homens e mulheres que combatem o fogo e enfrentam adversidades, seja na capital ou nos 224 municípios piauienses.
O bombeiro militar exerce uma profissão de risco, o que exige constante capacitação, aquisição de conhecimentos, especializações e equipamentos que viabilizem a atuação no dia a dia. Além disso, toda essa técnica precisa estar alinhada a uma vestimenta que, além de conferir identidade visual, priorize critérios fundamentais como visibilidade, segurança e funcionalidade.
Pensando nisso, após um criterioso planejamento, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), em parceria com outras corporações do Nordeste, apresentou uma proposta inovadora de novo fardamento operacional.
O novo uniforme, que atende aos padrões internacionais de qualidade e funcionalidade para as mais diversas operações, oferece benefícios significativos em termos de tecnologia, segurança e identidade.
Segundo o comandante-geral do CBMEPI, coronel José Rêgo, “aspectos como custo-benefício, resistência do material e visibilidade foram os critérios que fundamentaram o processo de implementação da nova vestimenta, que não apenas eleva a autoestima dos nossos homens e mulheres, mas também garante mais segurança, já que a cor laranja e os detalhes do uniforme permitem alta visibilidade.”
Os oficiais responsáveis pelos grupamentos do interior do estado estiveram no Quartel do Comando Geral retirando os novos fardamentos e outros materiais de segurança, como extintores de incêndio.
O coordenador de Almoxarifado dos Bombeiros Militares, tenente João Borges, informou que o processo de distribuição está quase concluído. “Já despachamos fardamentos e extintores para quase todos os grupamentos do interior. Para as equipes que ainda não vieram buscar, estamos finalizando as entregas, renovando, assim, a vestimenta de todos os militares dos sete grupamentos do nosso Piauí”, afirmou o militar.
Principais características do novo fardamento
O novo uniforme possui vantagens que o tornam mais funcional e seguro. Entre as principais características, destacam-se:
Tecnologia: reforço nos cotovelos, ajustadores largos nas mangas e bolsos tipo cargo;
Segurança: fechamento em zíper, reguladores para joelheiras, elástico no cós, costuras reforçadas e ausência de bolsos traseiros;
Identidade: conforme a norma ABNT NBR 15.292/2013, o fardamento é confeccionado em tecido ripstop fluorescente, proporcionando alta visibilidade e consolidando a imagem institucional.
A importância da cor chamativa
A cor laranja foi escolhida para facilitar a identificação dos bombeiros, especialmente em locais de grande circulação ou durante operações realizadas em rodovias, matas fechadas, áreas de deslizamento ou incêndios. A fácil identificação dos profissionais é essencial para aumentar a eficiência dos serviços prestados à sociedade, sobretudo em situações de emergência.
Diferenças em relação a outros uniformes
Embora a cor laranja seja utilizada por outros profissionais, como garis e trabalhadores de manutenção de rodovias, cada uniforme possui suas particularidades, de acordo com as necessidades específicas de cada função. A semelhança na escolha da cor se deve ao fato de todos esses profissionais estarem expostos a riscos em vias públicas e, por isso, necessitarem de alta visibilidade.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!