O prazo para solicitar o resgate de valores esquecidos em contas bancárias e outras operações financeiras termina na nesta quarta-feira (16). O procedimento é realizado por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), uma plataforma disponibilizada pelo Banco Central (BC). A ferramenta permite a consulta e o pedido de devolução dos valores retidos em contas bancárias desativadas, consórcios, empréstimos, entre outros.
Aqueles que perderem o prazo terão ainda a opção de recorrer à Justiça no período de até seis meses após o término para reivindicar o dinheiro esquecido. O Banco Central reforça a importância de verificar a existência desses valores antes do encerramento do prazo, alertando para o procedimento simplificado que pode ser feito inteiramente pela internet.
O sistema do Banco Central, criado para auxiliar os cidadãos a identificar o dinheiro esquecido, já liberou desde o dia 7 de outubro R$ 8,56 bilhões para resgate desde sua implementação. Em paralelo ao encerramento do prazo para saque do dinheiro esquecido, a Câmara dos Deputados aprovou, no dia 12 de setembro, o fim gradual da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Entre os pontos aprovados, está a proposta que permite ao Governo Federal recolher os recursos esquecidos em contas bancárias e não reclamados pelos titulares, após a conclusão do prazo estabelecido para o saque.
O que é dinheiro esquecido?
Dinheiro esquecido se refere a valores depositados em contas bancárias que permanecem inativos por um determinado período. Esses valores podem ser provenientes de contas correntes, poupanças, contas de investimento, salários não sacados, contas de pagamento de contas, entre outros.
O processo de identificação e recolhimento do dinheiro esquecido será realizado pelos bancos sob a supervisão do Banco Central. As instituições financeiras são obrigadas a manter registros detalhados de todas as contas e seus respectivos titulares.
Veja como saber se você tem valores a receber
O Banco Central divulgou que os brasileiros ainda têm R$ 8,56 bilhões esquecidos em contas bancárias e instituições financeiras. Esses valores estão disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR), e até o final de julho de 2023, apenas 32,8% dos correntistas cadastrados no sistema haviam feito o resgate. Isso representa 22,2 milhões de pessoas, enquanto mais de 67 milhões de brasileiros ainda têm valores a retirar.
Para consultar se você tem algum valor esquecido, basta acessar o site do Banco Central e usar a sua conta Gov.Br. O sistema permite que você consulte o saldo e faça a solicitação de saque de forma gratuita e segura.
Há diferentes tipos de valores disponíveis para resgate, como:
- Saldos de contas-corrente ou poupança encerradas;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Recursos de grupos de consórcio encerrados;
- Entre outros valores.
Fonte: O Dia
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!