O governador Rafael Fonteles esteve, neste sábado (27), no município de Parnaíba, litoral do Piauí, onde visitou as obras já iniciadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) com investimento de R$ 1,7 milhão. Ainda em Parnaíba, o chefe do Executivo estadual implantou a Patrulha Cidadã na comunidade Baixa da Carnaúba, aprovada através do Orçamento Participativo (OPA).
Durante a visita ao Heda, Rafael Fonteles também anunciou mais recursos, da ordem de R$ 50 milhões da bancada federal, para ampliação e compra de equipamento para o hospital.
“Temos aqui um grande hospital, com relevantes serviços prestados, mas que agora vai dobrar de tamanho e melhorar a capacidade de atendimento da população. Nós teremos agora fluxos separados da urgência e emergência, da parte materno infantil, bem como de internação e cirurgias eletivas”, afirma Rafael Fonteles.
Segundo o governador, a evolução dos serviços de saúde vai diminuir a taxa de infecção, do tempo de permanência do paciente dentro do hospital, o que proporciona mais rotatividade e evita pacientes no corredor, algo que o Governo do Piauí quer erradicar em todos os hospitais do estado.
Obras da Clínica Cirúrgica do Heda ampliarão em 64% número de leitos na unidade
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, está passando por obras de ampliação para e melhorias. Dentre os espaços que estão passando por obras está a enfermaria da Clínica Cirúrgica, que permitirá uma ampliação dos serviços já ofertados na unidade, com o aumento para 39 leitos de enfermarias mais um leito de isolamento.
O objetivo principal das obras é dar mais qualidade a execução aos procedimentos cirúrgicos do hospital, permitindo a ampliação do número de cirurgias realizadas pela unidade em diversas especialidades médicas, como cirurgias de urgência e emergência, neurocirurgias, cirurgias pediátricas, ortopedia e traumatologia. Além disso, também já está sendo trabalhada no Heda uma reorganização do fluxo dos pacientes do pronto-socorro, dando mais celeridade e resolutividade para os atendimentos realizados na unidade.
“Essa obra tornará o Heda um hospital ainda mais moderno, ampliando em 64% a capacidade de leitos da unidade e levando mais conforto e segurança para a população durante o seu atendimento e mais qualidade aos serviços prestados pela equipe do hospital”, destacou o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.
O hospital também já ganhou outras melhorias como a modernização da lavanderia e do refeitório, bem como do trabalho de resultado dos exames laboratoriais.
“Com as melhorias do setor laboratorial temos maior agilidade nos resultados de exames, conseguimos diminuir em mais de 50% o tempo de espera. Já temos resultados muito positivos com os últimos meses de trabalho e melhorias e temos a estimativa que com a conclusão das obras de ampliação, o Heda se torne uma referência ainda maior para essa região”, afirmou diretor técnico da unidade, Carlos Teixeira.
Fonte: CCom-PI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!