O Saúde e Bem Estar é um quadro apresentado pela jornalista Christiane Albuquerque, no programa Bom Dia Liderança, todas as quartas-feiras às 9h30, e trata de temas relacionados à saúde.
O quadro recebeu o médico ortopedista Maynard Filho, ele tirou dúvidas e desvendou mitos. A hérnia de disco é uma doença degenerativa que acomete, segundo o IBGE, cerca de 5,4 milhões de brasileiros. Ainda segundo o IBGE, 75% das pessoas entre 15 e 75 anos já sentiu dores nas costas ou sofre da doença, é a segunda que mais afasta o trabalhador do seu emprego, ficando atrás apenas de doenças cardíacas.
Maynard explicou alguns fatores que podem causar a hérnia de disco, como obesidade, falta de atividade física, tabagismo, diabetes e profissões como a do estivador. Ele também fez um alerta para quem trabalha sentado, passar muito tempo na mesma posição pode causar uma sobrecarga mecânica na coluna lombar, ocasionando a hérnia de disco.
O médico ainda aproveitou para desvendar o mito que assusta muitas mulheres, usar salto alto com frequência causa hérnia de disco?
“Não é verdade. O salto alto causa uma hiperlordose lombar, um desvio na coluna que deixa a mulher “selada”, ou seja, quem usa salto alto empina mais o bumbum. Isso é natural. A mulher fazendo uma hiperlordose lombar ela pode agravar a hérnia discal, mas a hiperlordose não é um fator causal da hérnia de disco.“
Por: Felipe Cruz
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!