O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, destacou em entrevista ao O Dia os planos para 2025 envolvendo o magistério e outras categorias do funcionalismo público. Segundo o gestor, além do aumento linear já planejado para os professores, há previsão de um repasse adicional destinado a promoções e progressões na carreira em 2025. As falas foram feitas nesta terça-feira (19), durante a apresentação do cumprimento das metas fiscais do Governo do Piauí referentes ao segundo quadrimestre de 2024, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
De acordo com o secretário, além do planejamento de um reajuste linear de 5,35% para o magistério em 2025, há um planejamento em cerca de R$ 300 milhões para promoções, progressões e o realinhamento de categorias específicas.
Ezequiel Araujo / O DIA
Governo do Piauí prevê aumento linear e repasse adicional para professores em 2025, diz secretário
“O secretário Washington anunciou ali na reunião do orçamento aquilo que mais ou menos temos planejado para o ano de 2025, que é o orçamento já garantido do aumento linear e mais uma parte do orçamento, em cerca de R$ 300 milhões, para promoções e progressões e realinhamento de algumas categorias”, disse.
Ele afirmou que a temática ainda está em discussão, mas que muito em breve a decisão sobre o assunto deverá ser anunciada após novas conversações entre o Poder Executivo e representantes da categoria.
“Vamos sentar com a comissão do Menpi, que ela é presidida de pela secretaria Núbia Lopes, juntamente com o secretário Samuel Nascimento, da Administração, junto da área econômica e nós vamos pegar o que foi apresentado por todas as categorias, ver o impacto de cada uma e dentro do que a gente projeta de orçamento colocar para a sociedade, junto com as entidades dos servidores, aquilo que é possível ser dado nesse momento”, destacou.
Metas fiscais cumpridas
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Fazenda, apresentou o balanço fiscal das contas públicas estaduais com relação ao segundo quadrimestre de 2024. De acordo com as informações, o Poder Executivo cumpriu as metas fiscais exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF-Lei Complementar nº 101/2000). O balanço foi apresentado nesta terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
De acordo com as informações, o Governo do Piauí registrou um crescimento nas receitas correntes de 10,55% no segundo quadrimestre de 2024, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Além disso, foi evidenciado ainda um crescimento de aproximadamente 8,26% nas receitas totais do Estado, também se comparado ao mesmo período homônimo.
Fonte: O Dia
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!