A JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), ficou com o segundo lugar da categoria “Resultados Comprovados” no I Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto ECOnomia, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), tendo o TJ-PI como co-participante, foi campeão na categoria “Ideias Inovadoras”. A premiação aconteceu na sexta-feira (13), durante o encerramento do IV Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Festlabs), realizado de 11 a 13 de setembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Lançada em outubro de 2023, a JuLIA possibilita a otimização da prestação jurisdicional do TJ-PI por meio da análise de petições, celeridade do acesso a informações, acompanhamento processual, jurisprudências e consulta processual. Dentre suas principais funcionalidades, estão: o JuLIA Notify, que noticia magistrados sobre pedidos de Medidas Protetivas; e o chatbot, que presta informações aos usuários da Justiça, como parte e advogados, por meio do WhastApp.
Na categorias Serviços Judiciais Inovadores com Resultados Comprovados, JuLIA alcançou o segundo lugar. O campeão foi o projeto Pangea, buscador de precedentes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Em terceiro lugar, ficou o projeto eGarimpo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
“A JuLIA tem menos de um ano e já nos possibilitou alcançar o segundo lugar nesta importante premiação, entre tantos projetos de relevo desenvolvidos pelos tribunais de todo o País. Em breve, lançaremos novos módulos, que trarão ainda melhores resultados para o TJ-PI e, principalmente, para o jurisdicionado”, disse o desembargador José Wilson Araújo, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI, o OpalaLab.
ECOnomia
Já o projeto ECOnomia — Transporte Compartilhado, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, em parceria com o TJ-PI e o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, ficou em primeiro lugar na categoria “Ideias Inovadoras”.
O magistrado Thiago Aleluia, coordenador do Laboratório de Inovação do TRE-PI, explica que o ECOnomia foi pensado a partir da necessidade dos tribunais participantes em promover um maior desenvolvimento sustentável no dia a dia das atividades dos tribunais.
“Dessa forma, surgiu a ideia de compartilhar a frota de veículos entre os tribunais nas viagens para outros municípios. O seu desenvolvimento se deu em conjunto com os Laboratórios de Inovação dos três Tribunais, e propõe uma solução inovadora para a gestão de recursos, com foco na sustentabilidade e na otimização do uso da frota dos tribunais. O projeto é baseado na cultura da inovação, foco no usuário, participação, colaboração, acessibilidade, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, desburocratização e transparência”, disse o magistrado Thiago Aleluia.
Prêmio
O prêmio, em sua primeira edição, visa reconhecer e incentivar soluções criativas e eficazes na Justiça brasileira, destacando ações que aprimoram os processos e serviços judiciais.
Fonte: TJPI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!