O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) lançará, na próxima segunda-feira (25), o módulo ‘Sentinela’ do sistema JuLIA – Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial, ferramenta inovadora voltada para o combate à violência doméstica. A cerimônia de lançamento será realizada a partir das 11 horas, no Plenário do Palácio da Justiça.
Por meio do JuLIA – Sentinela, vítimas de violência doméstica e familiar podem fazer a solicitação de medidas protetivas diretamente através do WhatsApp. Essa inovação obedece ao Art. 19 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que prevê que a vítima pode se dirigir diretamente à vara competente, sem a necessidade de comparecer à delegacia ou ser representada por advogado.
O desembargador José Wilson, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI (OpalaLab), ressalta que para ter acesso à funcionalidade basta enviar uma mensagem ao número da JuLIA: (86) 98128-8015. “Se a vítima confirmar que sofre ou está na iminência de sofrer agressão, a JuLIA irá fornecer um passo a passo para o preenchimento do formulário de avaliação de risco”, complementa.
O desembargador destaca que mesmo utilizando o WhatsApp, é necessário o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR), para que a medida possa ser distribuída corretamente. “O JuLIA – Sentinela oferece apenas mais um canal para a vítima fazer sua solicitação, mas os procedimentos processuais seguem os mesmos após a distribuição do processo no PJe”, informa.
Dimmy Magalhães, integrante do Laboratório de Inovação (OpalaLab) do TJ-PI, explica que a nova funcionalidade da IA está aderente à legislação vigente e reforça o compromisso do Judiciário do Piauí com a proteção das vítimas e a celeridade no atendimento às suas demandas.
Fonte: TJPI
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!