A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou, nesta ultima terça-feira (17), uma portaria que proíbe a queima de vegetação. Além disso, o documento revoga todas as Autorizações de Queima Controlada (AQC) emitidas para o período entre 17 de setembro a 17 de novembro de 2024 em todo o Piauí.
Segundo o secretário estadual Daniel Oliveira, a decisão faz parte de uma série de ações para tentar controlar e diminuir o número de queimadas no estado. Com a nova portaria, qualquer tipo de incêndio detectado pela força integrada de monitoração de queimadas será considerado ilegal.
“Essa é a parte administrativa, que envolve a suspensão da chamada queima controlada. Hoje, qualquer foco de incêndio no Piauí, em qualquer área territorial, é um foco ilegal e precisa ser investigado. A segunda diretriz é a investigação das causas humanas relacionadas a esses focos de incêndio”.
De acordo com a Portaria nº 134, a Semarh poderá estender o período de 60 dias de proibição da queima controlada caso as condições climáticas e meteorológicas se apresentarem desfavoráveis para o emprego do fogo.
Fonte: Clube News
Sem comentários ainda. Seja o primeiro!