O governador Rafael Fonteles assinou, ontem (10), o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal. Com isso, o Piauí passou a ser o primeiro estado do Nordeste a firmar compromisso com o Ministério Público nas ações que serão realizadas para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização. A assinatura ocorreu durante a solenidade de abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, do Grupo Nacional de Direitos Humanos, do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor e do Grupo Nacional de Execução Penal.
O evento coletivo recebeu o nome de “Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades”. O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Saúde. O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização para a prevenção de doenças, visando à retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.
O governador destacou a importãncia do Piauí aderir ao pacto. “Essa é uma causa que já defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização. O termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal também foi assinado, em outro momento do evento, em atividade na sede do Ministério Público do Piauí, pela diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
A iniciativa vai realizar campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, atividades de caráter educacional junto às escolas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal.
Com intuito de estimular a vacinação dos trabalhadores do Ministério Público do Piauí, durante a solenidade de assinatura do termo, que contou ainda com compromisso firmado de outros órgãos e entidades do Piauí, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) marcou presença no evento, disponibilizando aos servidores do MPPI, vacinas do calendário adulto, contra hepatite B, tétano, influenza, caxumba, rubéola e sarampo.
Nessa ação, o Cerest vacinou ce
rca de 100 servidores do Mistério Público. O Cerest é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e promove ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
Fonte: Governo do Piauí