Sesapi realiza seminário para discutir fortalecimento do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial

Postado por Chris Albuquerque em 31/ago/2023 - Sem Comentários



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental (Dasm), promove, nesta sexta-feira (1º), às 9h, o I Seminário Estadual de Saúde Mental. O evento tem como propósito fortalecer o cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí. O seminário será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao longo de todo o dia e contará com a presença de gestores e trabalhadores dos dispositivos de saúde mental do estado, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e outros integrantes da rede.

Para garantir a participação, os municípios que possuem dispositivos de saúde mental receberam links de inscrição por e-mail. No caso dos que não tenham recebido o link, a diretoria de Saúde Mental da Sesapi está disponibilizando o número de telefone (86) 3216-3562 para auxiliar na realização da inscrição.

Juliana Dias, diretora de Saúde Mental da Sesapi, ressalta a importância do seminário, destacando que este é o primeiro evento presencial voltado para a rede de saúde mental desde o início da pandemia. Ela informa que, inicialmente, serão convidados a participar profissionais e gestores diretamente ligados à saúde mental, incluindo aqueles que atuam nos CAPs, residências terapêuticas, leitos psiquiátricos, Hospital Areolino de Abreu, e todos os demais envolvidos.

“O propósito central do seminário é o fortalecimento do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico na Rede de Atenção Psicossocial do Estado. Os gestores participarão de debates e palestras que abordarão temas de grande relevância. No turno da manhã, será realizada uma conferência com foco no cenário atual e nos avanços necessários para concretizar o cuidado em rede. Já, durante a tarde, o tema central será a história da saúde mental no Piauí, bem como os desafios do cuidado em saúde mental no território”, destaca Juliana Dias.

O evento contará com a presença de Marcelo Kimati, do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, que abordará os avanços em âmbito ministerial. Durante o seminário, também está programada a apresentação da nova Gerência de Prevenção ao Suicídio, da Diretoria de Saúde Mental, além de uma explanação sobre os serviços prestados por esses órgãos. Na ocasião, será detalhado o plano de governo referente à saúde mental, incluindo a implantação de residências terapêuticas e leitos, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade e humanizado à população piauiense.

Fonte: Governo do Piauí



© 2023 - Todos os Direitos Reservados - Rádio Liderança 95,1 FM